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  • Foto do escritorEquipe Qly Ervas

A importância do sono no emagrecimento

Atualizado: 20 de dez. de 2021

Manter uma boa qualidade de sono é bom em diversos aspectos da saúde, isso todos já sabem. Mas você sabia que, para o processo de emagrecimento, o sono é importantíssimo também?

Caso você durma muito tarde ou não tenha um sono restaurador e de qualidade, com certeza você precisará melhorar sua relação com o travesseiro para conseguir emagrecer.

Diversos estudos confirmam: pessoas que não dormem bem tendem a engordar e apresentam maior dificuldade para emagrecer. Uma pesquisa demonstrou que duas noites mal dormidas já são capazes de alterar o metabolismo do organismo, aumentando a grelina (hormônio que aumenta a fome) e diminuindo a leptina (responsável pela inibição do apetite).

O resultado disso é a pessoa comer em média até 20% a mais do que realmente comeria caso tivesse dormido bem, e ela nem percebe.

Dois fatores hormonais chaves contribuem para o aumento de gordura. Quando não dormimos bem, há uma baixa do hormônio do crescimento chamado GH (cujo pico de liberação é durante o sono) que, entre os diversos benefícios para a saúde, ajuda na quebra do tecido adiposo e na produção de músculos. Há também o aumento do cortisol, que pode aumentar o peso e dificultar o emagrecimento. Ou seja, noites mal dormidas cronicamente levam ao aumento de peso.

Um sono de qualidade também contribui para a não produção de melatonina, substância que regula o sono, auxilia na imunidade, restaura o corpo do excesso de radicais livres e tem ação de prevenir diversas patologias, desde doenças cardiovasculares até câncer. A sua desregulação pode causar diminuição do metabolismo, aumento da resistência à insulina e o aumento do apetite. Tudo isso resulta em acúmulo de gordura.

O sono é parcelado em fases, que se alteram durante a noite, umas mais superficiais e outras mais profundas. A fase do sono REM é um ciclo profundo e essencial para os benefícios acima, que não são alcançados ao fazer uso regular de medicamentos para dormir. Então, dormir à noite toda com uso de medicamentos é bem diferente de um sono de qualidade.

Uma boa noite de sono está diretamente relacionada ao processo de emagrecimento saudável. Então, como anda o seu sono?

Até o próximo post!

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