• Equipe Qly Ervas

Alimentos que auxiliam a digestão

Atualizado: 20 de dez. de 2021

Você já comeu algo e teve aquela terrível sensação que algo não caiu bem? Sensação de estufamento, azia e gases intestinais estão entre os desconfortos produzidos pela má-digestão. A solução pode estar na alimentação. Escolher alimentos que são ricos em fibras faz toda a diferença na hora da digestão. Outra dica é não comer em grandes quantidades, muito rápido e de uma vez. Comer devagar e mastigar bem os alimentos é fundamental. E é aconselhável evitar deitar logo após uma refeição, pois é necessário dar tempo suficiente para que seja feita a digestão.

Os alimentos ricos em fibras são os que mais contribuem para um bom funcionamento do intestino. Mas você realmente sabe o que são fibras? Elas são compostos de origem vegetal encontrados em alguns alimentos. Não sendo absorvidas nem digeridas pelo organismo, elas sofrem fermentação parcial ou completa no intestino. Elas são muito importantes porque modulam a velocidade da digestão e a absorção de alguns nutrientes, estimulando um trânsito intestinal normal, além de ajudar na prevenção de algumas doenças, como diabetes e câncer, entre outras. As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis. As solúveis formam uma espécie de gel no nosso estômago quando entram em contato com a água, retardando o esvaziamento gástrico e a absorção de glicose, bem como ajudando a controlar a diabetes tipo 2 e a combater o colesterol ruim. Elas são encontradas nas frutas, verduras, legumes e cereais. Já as fibras insolúveis estão presentes em todos os vegetais e ajudam na prevenção de doenças intestinais.

Alimentos com boa quantidade de fibras são couve, cenoura e espinafre. Entre as frutas, a ameixa é rica em fibras e ainda tem propriedades laxativas. Além dela, a pera e a maçã são boas opções quando consumidas com a casca, sendo ótimas amigas do intestino. Abacaxi e mamão também entram no radar por possuírem substâncias chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que ajudam diretamente na digestão. Não podemos esquecer também da aveia, uma grande fonte de fibras, além dos grãos integrais. Leguminosas como lentilha e grão-de-bico, além de feijões, são ótimas opções. Os chás também são excelentes para o intestino. A hortelã ajuda no fortalecimento de órgãos digestivos, prevenindo desconfortos e inflamações no estômago, e ainda reduz a acidez do organismo e os gases intestinais. Uma boa pedida é consumir seu chá após uma refeição, por exemplo.

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Até o próximo post!

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