top of page
  • Foto do escritorEquipe Qly Ervas

Aprenda como melhorar sua postura e reduzir de vez as dores nas costas

Atualizado: 20 de dez. de 2021

Provavelmente você já ouviu alguém reclamar sobre a coluna – isso se não foi você quem reclamou!  A dor nas costas se tornou um problema para 80% da população mundial e sua principal causa não está relacionada a doenças ou condições ósseas, mas sim com o estilo de vida que levamos hoje em dia.

Aqueles que têm uma rotina agitada e não costumam praticar nenhum tipo de exercícios físicos correm o risco de sofrer com esse mal. O estresse é responsável pela liberação de adrenalina, hormônio que aumenta a tensão no pescoço e ombros. Além disso, a falta de tônus muscular pode deixar a coluna desprotegida e mais suscetível a lesões.

Recorrer à massagem quando sentimos dor pode até resolver de forma passageira. Porém as consequências podem ser ainda mais desagradáveis. A má postura pode levar a enfermidades nos pulmões, rins e estômago, devido à compressão sofrida nestes órgãos pela estrutura óssea.

Na verdade, o segredo para uma coluna saudável está em equilibrar trabalho, prática de exercícios físicos e consciência corporal.

Além disso, sempre que possível, evite algumas manias que passam despercebidas, como:

1- Mexer no celular com a cabeça abaixada

Pode parecer estranho, mas o jeito correto de mexer no celular e checar os e-mails e redes sociais é com ele na altura do rosto, afinal, o pescoço curvado exerce uma pressão de 26 quilos na coluna cervical, enquanto, na posição correta, a cabeça exige apenas um esforço de 3 quilos.

2- Cruzar as pernas ao sentar

Sim, para você pode parecer uma posição confortável, mas não é para suas costas. Assim como também sentar-se em cima de um dos pés. São situações em que você torce a região pélvica e provoca desconforto na lombar, parte inferior da coluna.

3- Enquanto estiver trabalhando desequilibrar a altura dos braços

Você pode nem perceber, mas é possível que esteja com um ombro mais elevado que o outro na hora de digitar no computador. Por exemplo, muitas mulheres usam pulseiras e, por isso, acabam levantando ligeiramente o braço para que seus acessórios não fiquem batendo no teclado. Resultado: dor nos ombros ao final do expediente.

4- Manter objetos no bolso traseiro quanto estiver sentada

Quem nunca esqueceu algo no bolso traseiro da calça e ficou com preguiça de tirar para dirigir, ou qualquer outra situação, e ficou com aquele incômodo no bumbum? Pense duas vezes antes de fazer isso, pois o objeto esmaga o nervo ciático, contribuindo para formação de processos inflamatórios.

Mude sua rotina

Vamos ser práticos: de nada adianta você seguir nossas dicas, se sua consciência corporal é inexistente. Ter percepção de como você se expressa por meio do corpo e uma boa postura é sinônimo de confiança. Já pensou em investir mais tempo em você? As opções são variadas: musculação para fortalecer os músculos, abdômen e região; pilates para aliviar problemas relacionados a estresse e fadiga, fortalecimento da musculatura abdominal, aumento da flexibilidade, consciência corporal e reeducação postural; yoga, que trabalha arduamente para a melhora da consciência corporal, trata e lubrifica os discos intervertebrais, prevenindo o aparecimento de lesões. Em conjunto com a meditação, eles também promovem a percepção sensorial.

Agora é com você, vai mudar sua rotina?

Até o próximo post!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page