top of page
  • Foto do escritorEquipe Qly Ervas

Exercícios físicos no combate à ansiedade

Atualizado: 20 de dez. de 2021

A atividade física praticada regularmente traz diversos benefícios para nosso corpo. Isso já é conhecido por todos. Mas sabia que ela também ajuda no combate à ansiedade? E não é só isso: ela também gera alívio do estresse, redução dos sintomas e elevação da confiança, favorecendo a mudança de estilo de vida.

Grande parte das pessoas que apresentam sintomas de ansiedade possuem baixa tolerância ao exercício e relacionam a aceleração dos batimentos cardíacos aos ataques de ansiedade. Mas, na verdade, essa prática serve como um poderoso remédio para combater a ansiedade.

Um dos grandes responsáveis por isso é a endorfina. A prática de exercícios físicos estimula e promove a produção desse hormônio, que está diretamente ligado à sensação de bem-estar, prazer e felicidade. Ela é produzida durante e depois da atividade, ajudando muito no controle das emoções. Considerada como analgésico natural, a endorfina contribui na redução de ansiedade e estresse, aliviando as tensões.

Também produzida durante a prática de exercícios físicos, outra substância importante é a serotonina. Mais conhecida como o “hormônio do prazer e do bem-estar”, ela reduz cerca de 30% dos sintomas da ansiedade de uma maneira saudável e longe de medicamentos. Além de reduzir a ansiedade, ela te torna mais “seletiva” na escolha de alimentos, diminuindo as compulsões, principalmente por doces.

Para que a prática de exercícios seja eficaz, é fundamental procurar por algo que você realmente goste e se sinta estimulado a praticar. Além disso, imponha metas, mas que sejam simples de serem cumpridas. Essa atitude contribui no seu estímulo, pois a sensação de sucesso também age como um potente inibidor da ansiedade.

Além de controlar a ansiedade, os exercícios evitam o sedentarismo, ajudam na manutenção de uma boa forma, combatem o excesso de peso e tornam sua vida mais saudável. O que está esperando para começar?

Até o próximo post!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page