Acredito que algumas dessas afirmações universais de academia você já deve ter escutado: gravidez e atividade física não combinam; quanto mais peso, melhor o exercício; faça pouca repetição; e por aí vai. A questão é que a prática da musculação mudou com o passar dos anos e novos estudos foram surgindo para desmitificar velhos boatos. Confira abaixo!
1- Agachamento para quem tem dores nos joelhos:
Precisamos abandonar a ideia de que esse exercício é proibido para quem sente dores nos joelhos. Aparelhos que trabalham os músculos isoladamente, como a cadeira extensora, depositam muito mais carga na região. O agachamento distribui essa carga para outros lugares como tornozelo e quadril.
2- Idosos, gestantes e crianças não podem treinar
Hoje em dia é comum ver idosos na academia. Com o passar dos anos, o corpo vai perdendo massa óssea e muscular. Realizar atividades que respeitem a limitação do corpo e que ao mesmo tempo trabalhem o fortalecimento dos músculos é de extrema importância para evitar que ocorra essa perda. A observação para as limitações também vale para as gestantes, que, mesmo assim, podem realizar musculação. É necessário que ocorra um acompanhamento médico visando mais a saúde da mãe e do bebê que a hipertrofia.
Em relação às crianças, elas costumam ser banidas porque muita gente acredita que a musculação pode interromper o crescimento. Porém, na prática pensada para a faixa etária e bem tutorada, dificilmente podem ocorrer lesões, sendo menores os riscos até do que em esportes normalmente iniciados na infância, como a ginástica artística.
3- Não é necessário alongar
Isso é um mito. Os músculos precisam relaxar após o estímulo. O ideal é que você realize o alongamento mais leve, sem trabalhar muito a flexibilidade. Após o treino, o corpo está mais tensionado e os músculos inchados devido ao aumento de circulação sanguínea, por isso, alongamentos muito pesados podem lesionar os músculos.
Práticas como yoga ou pilates são recomendadas de serem feitas antes do treino.
4- A dor que sentimos após a musculação é ácido lático
Quem nunca ficou alguns dias sem ir pra academia devido às dores de um treino que atire a primeira pedra. O desconforto é real, mas suas causas não passam de um mito. A dor após a musculação é uma inflamação nas fibras musculares, relacionada com o crescimento do músculo (hipertrofia).
Porém não é necessário ficar dolorida todas as vezes para ter maior resultado. Geralmente, a dor surge quando ocorre troca de estímulos, quando uma pessoa sedentária inicia a prática ou quando aumenta a carga ou troca a série de exercícios.
Até o próximo post!
تعليقات