• Equipe Qly Ervas

Cúrcuma: benefícios e como usar no dia a dia

Atualizado: 20 de dez. de 2021


Origem: há registros do uso da cúrcuma (também chamada de açafrão da terra) pelos indianos e indonésios de 4 mil anos atrás. Os mercadores árabes foram os responsáveis por espalhar o tempero pelo mundo.

A erva é um dos ingredientes mais importantes do curry e base da culinária indiana e do Oriente Médio. No Brasil, é bastante apreciada na região Centro-Oeste e no estado de Minas Gerais.

Forma de uso: pode-se usar o rizoma (uma espécie de raiz) da planta fresco, que tem sabor mais acentuado, ou seco em pó. Como seu paladar é dominante, maneire na quantidade para não ofuscar outros ingredientes.

Com o que combina: picante, a cúrcuma intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos.

Com o que não combina: mantenha o açafrão longe dos doces. E, em receitas de sabor mais leve, coloque no máximo uma pitadinha, dependendo de suas preferências.

Benefícios nutricionais: os componentes que dão sua tonalidade marcante, as curcuminas, têm potencial antioxidante e anti-inflamatório.

Receita: Golden Milk (leite termogênico)

Receita da medicina ayurvédica, o golden milk oferece benefícios ao corpo e à mente, aprenda a fazer:

Ingredientes: 1 colher (sopa) de mel; 1 colher (chá) cúrcuma Qly Ervas; 1/4 colher (chá) de gengibre (em pó) QLY Ervas; 1/4 colher (chá) de cardamomo (em pó) 1/4 colher (chá) de canela (em pó) QLY Ervas; 2 colheres (sopa) de água fervente; 2 xícaras (chá) de leite de coco (ou leite de amêndoas);

Modo de preparo: Em uma tigela média, adicione e misture o mel, a cúrcuma, o gengibre, o cardamomo e a canela. Misture bem. Em seguida, acrescente a água fervente e mexa para dissolver o mel. Junte o leite. Mexa e está pronto para ser consumido!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo