• Equipe Qly Ervas

Hortelã: benefícios e para que serve o seu chá

Atualizado: 20 de dez. de 2021

A hortelã é uma erva muito conhecida, encontrada em chicletes, balas, drinks como o mojito, e em diversos cosméticos. Mas você conhece os poderes dessa plantinha? A hortelã contém poderosos antioxidantes, vitaminas B6, A, C, K, E, ácido fólico e a riboflavina. Seu chá e aroma podem ser utilizados de diversas formas:

1- Melhorar a digestão

Segundo estudo da Unesp, as espécies do gênero Mentha, do qual faz parte a hortelã, apresentam indicação etnofarmacológica para distúrbios gastrointestinais. De acordo com o estudo, a hortelã pode relaxar os músculos do estômago e melhorar o fluxo da bile, que o corpo usa para digerir gorduras.

2- Aliviar sintomas de asma e problemas respiratórios

O aroma da hortelã é capaz de proporcionar benefícios nas vias aéreas por ajudar a “abri-las” ao ser inalado. Assim, pessoas que sofrem com alergias e asmas podem se beneficiar do uso da erva. Realizar inalações com hortelã ou beber seu chá pode auxiliar no alívio dos sintomas. Para facilitar a respiração instantaneamente, adicione cerca de cinco folhas de hortelã em água quente e inale.

3- Aliviar sintomas de resfriados e gripes

O mentol presente na hortelã é um ativo descongestionante e, também, um ótimo expectorante: contribui para expelir muco e reduzir a tosse. Ingerir chá de hortelã é uma boa forma para diminuir a tosse seca e a dor de garganta.

4- Aliviar a dor

As folhas de hortelã ajudam a aliviar as dores de cabeça, dores musculares e até mesmo dores de estômago. Para relaxar os músculos, misture um terço de xícara de azeite, uma xícara de sal marinho e cerca de oito gotas de óleo essencial de hortelã. Massageie o local por dez minutos e enxágue.

Até o próximo post!

4 visualizações0 comentário